terça-feira, 19 de junho de 2007

Making of - "Capitão capture essa menina!"

ATENCÃO!!! SE AINDA NÃO LEU O CONTO... LEIA POR SUA CONTA E RISCO!!!

Primeiramente, vamos ao título: Ele foi tirado da música "Uma parte que não tinha" do Teatro Mágico.
Ainda sobre o título, quando decidir que esse seria o título da minha próxima estória, tinha em mente fazer algo alegre e divertido, pois sempre fora isso que a música me fez sentir. Aconteceu o contrário. Foi um dos contos mais pesado e melancólico que já escrevi.

Fiz a mesma coisa que com"Pais, filhos e peixes": Primeiro pensei no nome e a estória foi surgindo enquanto escrevia. Isso afeta consideravelmente a qualidade do texto, mas te permite experimentar um "falta de controle" sob o que escreve, muito interessante.
Tentei faz algo que considero ousado, e que provavelmente pode ter deixado o texto um pouco confuso: Não sei se ficou claro, mas a estória é contada em dois dias. No primeiro Nina está viva e o outro é o dia posterior, onde ela já está morta. Um dia vai alternando com o outro.

O ruim de bolar o nome do conto antes, é que dificulta a "justificativa do título". No final fica bem claro que eu não sabia bem como justifica-lo.
Aliás, o final ficou totalmente em aberto. Porque o padre mandou o capitão capturar a menina antes de sua morte? Para onde o capitão foi depois que leu a carta? A Nina que apareceu para o capitão era um fantasma ou fruto da sua imaginação? Nem eu sei. Achei melhor deixar em aberto, mas acho que expliquei o grande mistério do conto: O que Nina fez de tão grave?

Foi interessante revelar o que ia acontecer com Nina, já no começo da estória. Você não está nem na metade, e já sabe que no final ela vai morrer. E também quem a matou. Mas ela não se suicidou??? Perceba que do ponto de vista do capitão: ele a matou. Naquela parte estava contando o que passava em sua mente.

Adimito que há uma certa contradição entre o capitão do começo com o do restante do conto. Como ele estaria tão feliz no começo e depois tão atormentado com a morte de Nina? Isso foi causado por não ter planejado como seria a estória ante de começar a escreve-la. Mas faz parte da brincadeira.

Ah! Enquanto escrevia, imaginei que a estória se passava mais ou menos em 1876, mas resolvir não colocar data. Porque ai eu teria que escrever os diálogos com "termos" da época, coisa que ainda não sou capaz de fazer. Ainda...

O nome do Capitão foi tirado do romance "Fogo Morto", de Jóse Lins do Rego; que estou lendo no momento (estou lendo desde o ano passado...rsrs).
Já o nome da menina, pensei em Maria, mas seria muito óbivio, então escolhi "Nina", um apelido para "menina", já que ela nem ao menos tinha um nome.

Ultimamente, estou tentando escrever sobre pessoas de idades diferente, tanto entre elas quanto da minha. Não acho que seria um desafio escrever sobre um cara de 22 anos.
Estou encantado por duas fases da vida: a adolescência, principalmente o começo dela, e a velhice.
Como eu poderia escrever sobre uma menina de 16 anos, ou sobre um pai de família??? Que vivência eu tenho pra isso??? Nenhuma. Tá ai um ótimo desafio.

Também achei interessante, não descrever os personagens logo no início. Nina é descrita ao longo do conto e o capitão, eu preferir descrever o seu comportamento, as mudanças de humor e, não sua aparencia. Nem a idade dele é revelada, mas ficamos sabendo que tem esposa e filhos.

Ah! E as cidades da Paraíba, existem mesmo viu, não fui eu que inventei... rsrs. Pesquisei no "Wikipédia".

Obs.: como eu posso esperar que alguém leia este conto, se ele ficou tão grande que nem eu, ao terminar, estava com coragem de ler! rsrs

Obrigado a todos!!! (sim, vocês são muitos!!! ....até parece.... rsrs)

Nenhum comentário: