quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Making of "Se pouco já se vai"

ATENÇÃO!!! LEIA O “MAKING OF” ANTES DO CONTO POR SUA CONTA E RISCO. VOCÊ FOI AVISADO!


"Um jovem encontra seu mestre em uma cidade dominada pelo caos."

Essa era a única coisa que eu sabia. E foi exatamente por isso que eu não me sentia apto a escrever algo com tão pouco. Hesitei muito em escrever esse conto. Aliás, não sei se posso chamar essa estória de conto. Talvez seria mais apropriado chama-la de "fragmento". Li em algum lugar que um conto tem que ter começo, meio e fim; e não estou muito certo se o meu os contém.

Gosto de ideia de caos na narrativa. Apresentando ao leitor o meio da ação. Ele não acompanha o surgimento dos fatos. Ele é simplesmente jogado no meio da história.

Como esse blog existe para meus teste literários - quanta pretensão! - não tive medo de deixar que a narrativa se apresentasse enquanto escrevia. Foi gostoso descobrir o que aconteceria a seguir.
Não acho que esse conto seja difícil de entender, mas também não queria deixar tudo óbvio e certinho. Ao final, quase caí na tentação de tentar dar uma explicação plausível a tudo. Ao meu ver, o conto não se fecha em momento algum. Tudo é deixado em aberto. O leitor pode ou não imaginar o que de fato aconteceu. Acho, inclusive que isso pode ser um pouco decepcionante. O que tentei foi testar a força da narrativa, dando mais importância aos personagens e deixando de lado o que aconteceu.

Ps.: Excepcionalmente o título só veio depois de escrito o conto.

Obrigado a todos, especialmente ao eventual leitor transeunte que se encontrar por aqui.

Nenhum comentário: