quinta-feira, 19 de março de 2009

Making of "O ser vil que serviu"

ATENÇÃO!!! LEIA O “MAKING OF” ANTES DO CONTO POR SUA CONTA E RISCO. VOCÊ FOI AVISADO!

Primeiro veio o título, para só depois surgir o conto.

Como a tempos não atualizava esse blog, forcei-me a sentar na frente do computador e escrever algo. Primeiro vamos ao título: ele surgiu da música/poesia "Amadurecência" do Teatro Mágico. Na ocasião pensei como seria um vilão sendo útil a alguém. Ficou bem diferente disso.

A maior inspiração para esse conto foi a obra "Dom Casmurro" de Machado de Assis, que foi reavivada na minha mente graças à série "Capitu". Logo soube que o meu "vilão" se chamaria Escobar. Bentinho, então, foi uma escolha natural, apesar de óbvia.

O narrador como personagem presente na ação, surgiu enquanto o conto era escrito. Pensei em uma grande e bombástica revelação: seria Capitu. Mas não segui em frente com a idéia. Seria "forçar a barra", conclui.

A falta de clareza do texto foi proposital. Queria algo misterioso, rápido e sucinto. Onde o leitor não tivesse clareza da ação. Tudo "atropelado", sem muita explicação.

O final surgiu totalmente improvisado. O conto em si não me agradou. Talvez porque não tenha conseguido criar algo realmente novo. Ele segue tanto linha, como extrutura bem típicas minha. Apesar de ter gostado do final, que me surpreendeu. Espero que possa ser entendido por eventuais leitores. É quase uma história sem fim. Um ciclo-vicioso.


Obrigado, enventual leitor.

Nenhum comentário: