sábado, 8 de setembro de 2007

Making of "Fala ó Zé"

ATENÇÃO!!! LEIA O “MAKING OF” ANTES DO CONTO POR SUA CONTA E RISCO!!! VOCÊ FOI AVISADO!!!



Com toda a certeza o conto mais sem sentido já publicado nesse blog!

A idéia do título surgiu da peça “Amor ao pêlo” de Artur Azevedo. Peça, a qual, estou ensaiando atualmente. Ela também influenciou na forma que escrevi esse conto.

A história, mais uma vez, foi criada enquanto era escrita.

Nesse conto, tentei usar um “jogo de palavras". É fácil notar a repetição excessiva e proposital de algumas. Creio que isso trouxe um certo “charme” e alguma identidade ao texto.

Outra coisa que eu achei interessante foi o fato do narrador interagir na história: "Ah Dona Glória..."

Tavez não haja uma história a ser contada. E sim um fato. Mas há uma idéia forte pro traz dela:

Devemos falar! Doa a quem doer (mesmo que esse “quem” seja você) temos que falar. E é isso que mostra a história do Zé Miranda.

Acho que essa idéia vem de uma musica que estou ouvindo muito ultimamente: “O Mérito o e o Monstro” do Teatro Mágico. (Se ainda não notaram, eu sou viciado nesses caras!)

A idéia, creio eu, veio principalmente desse trecho:

"Em cada gesto a gente tem que mostrar aquilo que a gente pensa, a nossa indignação da manera que for. Mas que ela seja bem vinda! Se não, isso se torna o Mérito e o Mostro.”


- Ó Zé não se cale!

Existem muitos “Zé’s” por ai. E pra esses “Zé’s” eu digo:

- Fala ó Zé!


Obrigado.

Nenhum comentário: