terça-feira, 18 de agosto de 2009

Making of "nós. aos olhos dos outros"

ATENÇÃO!!! LEIA O “MAKING OF” ANTES DO CONTO POR SUA CONTA E RISCO. VOCÊ FOI AVISADO!

Certamente esse foi o conto mais difícil de surgir. Ele faz parte de um projeto que consiste em trocar um título com alguém e essa pessoa tem que escrever algo utilizando o meu título e vice-versa. A minha primeira escolha foi minha amiga Carol. Foi ela que me apresentou esse título: “nós. aos olhos dos outros”. A principio não me pareceu complicado. Na verdade, parecia algo fácil de escrever. Parecia. A maior dificuldade começou com a decisão de que seria um conto e não falaria de mim, teria um personagem com nome e características próprias. Claro que o Marcelo tem muito de mim, mas ele tem mais das minhas experiências e compreensões do mundo e das pessoas.
O texto foi tomando uma estrutura curiosa. O personagem nos é apresentado por um narrador com opiniao própria, em tom didático - isso explica a exagerada repertição do nome da personagem. Enquanto escrevia, parecia que estava ouvindo aqueles vídeos que a gente têm que assitir antes de tirar a carteira de motorista, o que serviu bem ao tom irônico do texto. Isso me ajudou a ter um distanciamento do conflito, se é que ele é passado no texto. Deveria.
Como na maioria dos meus textos, à primeira vista não o aprecio. Mas essa é só a primeira impressão. Será que fica?

Obrigado à quem leu (e a quem não leu, mas está lendo isso).


Em breve - se ela deixar - o texto da Carol:
o eterno não dá!

Nenhum comentário: